Por Que Usar MDF em Seu Projeto
O favorito de diversos profissionais da marcenaria, design e arquitetura, o MDF pode ser usado em diversas aplicações.
Derivado da madeira, ele oferece vantagens que outros produtos do mercado não proporcionam. Se você tem dúvidas sobre usar ou não MDF em seu projetos, nesse post separamos alguns benefícios que esse material possui, para que assim, você escolha a melhor opção para o seu ambiente.
Benefícios do MDF
Portanto. aqui separamos algumas razões do por quê definir o MDF como material de produção em seu projeto:
Durabilidade:
As peças produzidas com MDF são de alta durabilidade, especialmente dependendo do revestimento utilizado.
Feito a partir de fibras de madeira combinadas com resinas sintéticas, o MDF possui uma excelente durabilidade. Essa mistura comprimida em altas temperaturas, resultando em um painel denso e resistente. Portanto, ele apresenta grande resistência à ação do tempo, ao tensionamento e a rachaduras.
Além disso, ao contrário da madeira maciça, o MDF tem a capacidade de expandir ou contrair com as mudanças de temperatura e saem de fábrica isentos de pragas, uma vez que o processo de fabricação e secagem envolve altas temperaturas, inviabilizando a sobrevivência delas.
Então, com a limpeza e a manutenção certas, os móveis duram muito tempo sem sofrer danos.
Manuseio:
Diferente da madeira maciça, por exemplo, as placas de MDF têm uma estrutura homogênea, sem nódulos ou desníveis naturais, o que facilita seu manuseio, principalmente por permitir cortes em qualquer direção sem danificar as peças.
Assim, o MDF se torna uma opção ideal para facilitar os processos de produção na marcenaria e permite possibilidades das mais diversas.
Custo-Benefício:
Há diversas espessuras de MDF e diversos acabamentos, o que faz com que seus valores acabem variando. Ainda assim, o material apresenta um ótimo custo-benefício, sendo acessível e garantindo melhor aproveitamento.
Atualmente, os MDFs reproduzem fielmente pedras, metais, tecidos, portanto, se tornam uma ótima opção por ser mais barato que uma pedra.
O MDF também pode ser cortado no tamanho necessário para o projeto, e até mesmo diversas formas.
Personalização:
Graças ao simples manuseio, o MDF permite o uso de diferentes acabamentos e personalizações. É possível, por exemplo, criar revestimentos de parede imitando pedra ou tecido, utilizar cores das mais diversas e muitas outras opções.
Há coberturas que, inclusive, têm o aspecto de madeira maciça, com seus nós e linhas. Tudo depende do objetivo do projeto.
Baixo Impacto Ambiental:
Por fim, outra característica importante do MDF é o seu baixo impacto ambiental, já que é um material ecologicamente sustentável. Ele é produzido através de madeira de reflorestamento e de plantações próprias para sua fabricação.
Ele gera consideravelmente menos desperdício em comparação com o uso de madeira maciça, pois é produzido a partir de fibras de árvore de reflorestamento, como já citado.
Devido também à sua durabilidade, o MDF reduz a produção de resíduos, uma vez que não precisa ser descartado precocemente.
Além disso, o MDF pode ser reciclado e utilizado na produção de novos painéis.
Gostou de saber mais sobre Por Que Usar MDF em Seu Projeto